segunda-feira, 28 de abril de 2008

A maldição do Egoísmo humano

Uma das coisas que se apresenta como mais nociva dentro da sociedade contemporânea é a gigantesca leva de informações a que temos acesso. Não processamos mais informações, elas estão tão presentes que as engolimos, não tendo no aprendizado o sabor de algo novo aprendido e sim de mais um conhecimento inútil.
É lógico que o acesso a informações tem seu lado positivo, o problema é que ele muitas vezes não se apresenta como deveria.
Esta possibilidade de obtermos informações assim com um "click" nos torna vulneráveis ao sistema. Na medida que é através das informações que construímos nossa identidade, o acesso a qualquer forma de informações nos permite formar identidades ( no sentido cultural) únicas e inusitadas, o que inibe a organização de grupos de resistência, pois uma vez eliminadas as características comuns não se concebe mais uma organização com características e intenções comuns.
Neste sentido, as pessoas vivem cada vez mais em universos paralelos, todas as propagandas são feitas para legitimar este universo, fase-las "especiais" únicas, e cada vez mais avessas aos interesses dos outros. Quantas propagandas e anúncios trabalham com a idéia "O melhor do mundo é você", "tenha o mundo a seus pés", dando as pessoas a idéia de que são a nata do mundo e por isto não devem se importar com os outros.
A idéia de único foi tomada de maneira errada, distorcida e moldada de forma que de a idéia de que ser unico é ser melhor. Não. Somos todos únicos, a diferença é uma beleza que nos deve ser muito cara. Mas diferença não significa ser melhor significa só ser diferente ( o que ja é muito). Na medida que somos todos diferentes não há a possibilidade de haver melhor ou pior, pois somos diferentes.
Mesmo nas diferenças temos características comuns, que nos permite ter interesses comuns e uma luta comum. A idéia de organização entre pessoas diferentes sob seus próprios interesses e sem lideranças é a unica forma de luta verdadeira, onde todos estão unidos apenas pela paixão e amor a sua liberdade e singularidade, não se vendo como melhores ou piores, apenas como diferentes.

4 comentários:

Prostituta nº8 disse...

Hey boy, ótima iniciativa, ainda não li todos os textos mas já gostei do que vi.
Muito bom!
Abraço, saudade das conversas com você!

SERGIO BUCCO disse...

Muito oportuno teu texto sobre o egoísmo... Hoje ainda, em etapa de curso do PDE, na UNICENTRO, uma professora nos deu uma ferramenta boa para entender que há dois lados. Um é o do sistema. E para este está tudo muito bom, conforme seu alto grau de organização para deixar tudo como está ou até exsacerbar... Outro é a nossa cosmovisão mediada pelas categorias de análise do Materialismo Histórico Dialético (ou Marxismo), que coloca outras relações entre humanos, como válidas nas relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Parabéns gurí!

kurt disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Eu aprendi que os líderes ou stakeholders são diferentes, uma diferença que os torna muito diferentes, por isso são líderes. Esses líderes possuem capacidade de organizar setores, gerenciar, desenvolver planejamento estratégico e ainda são muito bonitos e cheirosos. Todos precisam saber como é ser um líder para poder ser também diferente - igual a um líder, e ser muito melhor do que todo o resto, o resto é o resto, é ruim ser o resto...só os losers são o resto...
Juro que ainda tem até referencias bibliográficas...
hihiihihih