sexta-feira, 25 de abril de 2008

Quem disse que isto é seu???

O maior roubo que o homem já cometeu foi a invenção da propriedade. Só mesmo seres egoístas como nós humanos teríamos a infeliz idéia de inventar fronteiras cuja maior característica é a sua exclusão.
Tomamos conta da terra e a dizemos nossa, sem levar em consideração as outras vidas ali existentes agimos como se tudo nos pertencesse. Excluímos animais plantas e todos os seres do nosso "pedaço".
Viva nós, os verdadeiros donos do planeta, os verdadeiros filhos do "criador".
Ah, como somos mesquinhos dentro do nosso eterno egoísmo besta, não nos damos conta que quando inventamos fronteiras e expropriamos o espaço fazemos de forma a deixar a maior parte dos seres de fora, apenas como forma de satisfazer nosso ego ganancioso.
E assim vamos, firmes no nosso "direito" sagrado sobre o que é "nosso", a nossa extensão (é deve haver alguns muito mais curtos do que outros) natural, nada mais "justo" ( no sentido humano de justiça) do que assegurar que ninguém passe sobre o que é meu, isto deve custar a vida de quem o fizer.
A propriedade deve ser mantida, mesmo que isto custe a nossa restrição de freqüentar lugares que pertencem a outros, afinal isto é a liberdade. Nosso espaço é nosso e ninguém tasca, mesmo que a fruta do quintal do vizinho pareça mais gostosa devo tomar todos os cuidados para que ele não pegue a minha. Afinal minha ingenuidade não permite que eu perceba que se não houvesse a propriedade eu poderia muito bem usufruir daquela fruta do outro quintal, e de vários outros quintais, sem me preocupar em manter o meu, e sem se preocupar em guardar para depois, pois não haveria carência.

Um comentário:

SERGIO BUCCO disse...

Identifiquei-me imediatamente com este espaço! E avalie que a pior praga que o ser humano criou foi a 'propriedade privada'! Pois no caso da "fruta do vizinho" não teria problema se tudo fosse de todos, todos fossem corresponsáveis, todos cuidassem, todos poderiam usufruir de forma igualitária sem prejuízo de ninguém. Aliás, não só os seres humanos, mas todos os seres vivos. E tem mais, humanidade não necessita de tanto boi ocupando a terra. Esta e o latifúndio criminoso ("com as mãos sujas de sangue") não precisariam existir e a terra suportaria melhor a presença de tod@s e seria mais sustentável todo o processo! Penso que temos aqui elementos de consciência, organização e luta... Outro mundo é possível!